2 de jan. de 2018

No çeara, Aviação regional deve crescer 72%


Image-0-Artigo-2344247-1
Recebendo hoje 10 voos semanais de São Paulo, Campinas, Recife e Belo Horizonte, o Aeroporto de Jericoacoara é um dos equipamentos mais promissores do Ceará. O terminal deve receber 227 mil passageiros daqui a 20 anos ( FOTO: HELENE SANTOS )
A aviação regional no Ceará deverá crescer cerca de 72% em relação ao número de passageiros em 20 anos, segundo relatório do Ministério dos Transportes. De acordo com os dados disponibilizados, em 2017 este número era de 5,9 milhões de pessoas utilizando os terminais de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Jericoacoara, Sobral, Iguatu, Crateús e Aracati. Em 2037, o movimento salta para 10,3 milhões de passageiros nestes sete aeroportos cearenses.

Os números do Ministério dos Transportes faz parte de um estudo sobre as perspectivas para a aviação civil em 20 anos. O documento ressalta a importância dos aeródromos regionais. "Em uma estimativa conservadora, a movimentação dos aeroportos regionais tende a crescer mais que nos aeroportos sistêmicos nos próximos 20 anos: 104% nos regionais e 87% nos sistêmicos, embora estes concentrem 90,7% do movimento de passageiros no País", diz o relatório da Pasta, que indica potencial de desenvolvimento do setor, inclusive no Ceará.
Atualmente, o Estado conta apenas com três aeroportos com operações comerciais. Fortaleza, Juazeiro do Norte e, mais recentemente, Jericoacoara foram a trinca de terminais com movimentos regulares.

Nenhum comentário:

boa tarde a todos, bom carnaval