18 de mar. de 2015

AUSTRÍACO VOLTA À CARNAIBA PERNAMBUCO, PELA SEGUNDA VEZ PARA APRENDER TOCAR SANFONA

 Falando quatro idiomas; Alemão, Espanhol, Inglês e Português, o Áustriaco Johannes Schöppc, de 36 anos, nascido na cidade de Naceo, em Linz, filho de dona Maria e de seu Johann, formado em Assistência Social, executando sua atividade em uma casa de menores envolvidos na justiça Austríaca, voltou à cidade de Carnaíba, no sertão de estado de Pernambuco pela segunda vez para aprender a tocar sanfona.
 Com uma sanfona misteriosa e de não muito costume pelo Brasil, o Gringo, como ficou conhecido em Carnaíba, toca uma sanfona acordeon-B, de botões de 72 baixos.
Johannes já veio ao Brasil quatro vezes e em sua primeira vez, quando esteve em Salvador-BA, acabou se identificando ainda mais com o instrumento, já que sua mãe também toca acordeon. Conheceu as musicas de Luiz Gonzaga e se apaixonou pelo forró, fazendo questão de se deslocar ate o Brasil no intuito de aprender tocar o instrumento.
De imediato seguiu para o Recife, onde foi orientado a seguir para a cidade de Triunfo, também no sertão, onde foi encaminhado para a cidade de Carnaíba devido a escola de musica e o número exorbitante de sanfoneiros na cidade graças a Escola de Musica Maestro Israel Gomes, onde fez aulas em 2014, voltando agora para ter aulas particulares com o professor Eder Ramalho (Geminho). 
 O Austríaco começou tocar sanfona a quatro anos atrás e já executa seis músicas de Luiz Gonzaga, destacando sabiá, Pau de Arara e Feira de Mangaio, de Glorinha Gadelha e Sivuca. Hoje, prestes à voltar para Áustria, Johannes tem aula uma hora por dia em uma residência alugada a Seu Raimundo Barbeiro, na Rua da Caixa Dágua e faz planos para voltar em breve à Carnaíba para dar continuidade ao seu projeto musical.
Para o musico Carnaibano Eder Ramalho, é um desafio: - "É legal, o único problema é com a sanfona dele que é de botão e a nossa [brasileiro] é de tecla. Dai eu faço o som, ele presta a tenção e faz o som igual, quase como se fosse aprendendo a tocar de ouvido". Diz o professor que acabou presenteando o Gringo com um trofeu que conquistou  no 2º Festival da Sanfone, em 2010 na cidade de Salgueiro-PE.
- "Eu gosto de Carnaiba porque é uma cidade pequena, é tranquila e onde o povo tem muita força de vontade com a música, isso é o que me chama atenção. Isso não tem em outra cidade, aqui se tem outra vida". Disse Johannes Schöppc que já tocou guitarra em uma banda de rock na Áustria.

Nenhum comentário:

boa tarde a todos, bom carnaval