10 de fev. de 2015

João Pessoa paraiba, expõe urgência de modificar modelo de desenvolvimento no litoral



Em 2016, o município de João Pessoa baterá um recorde nacional com a construção do edifício mais alto do país, o complexo Tour Geneve, cuja torre de 52 andares atingirá 182 metros de altura, no Altiplano do Cabo Branco, conhecido bairro nobre da cidade. No anúncio dos apartamentos, há destaque para a visão privilegiada do mar e a certificação AQUA de sustentabilidade do projeto.
Mas a pergunta sobre a opção por construir arranha-céus na paisagem argilosa do local, próximos às falésias que se tornaram símbolo da beleza do litoral, não foi considerada no debate sobre a sustentabilidade que se pretende para a região.
A verticalização no Cabo Branco tem ocorrido mais fortemente nos últimos anos, com projetos de arranha-céus de luxo, na parte norte, e com o projeto urbanístico da Cidade Jardim, na parte sul, que prevê um shopping de grande porte, edifícios comerciais, hotéis e condomínios horizontais.
A presença desse tipo de "pólo turístico" vem fazendo a sociedade questionar se o atual modelo de desenvolvimento considera a vocação natural do litoral e, mais amplamente, como o crescimento das cidades tem impactado na preservação do meio ambiente local.

Nenhum comentário:

boa tarde a todos, bom carnaval