17 de jun. de 2012

RIO+20 - Obra do São Francisco garante execução de programas ambientais e arqueológicos


Rio de Janeiro (RJ) - Nem só de obras é feito o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). No estande do Ministério da Integração Nacional na Rio+ 20 é possível conhecer dois dos 38 programas ambientais necessários para a execução da obra que vai levar água para 390 municípios do semiárido brasileiro.
O Programa de Identificação e Salvamento de Bens Arqueológicos é um dos destaques da exposição no Píer Mauá. Lá podem ser vistos alguns dos achados arqueológicos na região do PISF. Ossos de uma preguiça gigante (Eremotherium sp) de aproximadamente 6 metros foram encontrados na Lagoa Uri de Cima, no Município de Salgueiro (PE), durante as obras.
Os vestígios, de 12 mil anos, impressionam pelo bom estado de conservação, o que permite a perfeita visualização de formatos e tamanhos. Em termos de importância científica, os arqueólogos destacam a presença de material de manufatura humana no mesmo nível dos ossos, indicando uma provável interação entre o homem e o enorme animal. O achado é inédito na região.

Nenhum comentário:

boa tarde a todos, bom carnaval