20 de jul. de 2011

Bahia está entre os cinco estados recordistas de empregos do país

mapabaA Bahia está entre os cinco estados brasileiros que obtiveram saldo recorde na criação de empregos em junho de 2011, com 11.767 postos celetistas criados, o que equivale à elevação de 0,73% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Os outros estados recordistas são Rio de Janeiro, Mato Grosso, Acre e Amapá.
Se levados em conta os últimos 12 meses, verificou-se um crescimento de 6,89% no nível de emprego, que correspondem à geração de 105.949 postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
“Esse resultado reflete o bom momento da nossa economia e a confiança dos empresários na Bahia. Procuramos fazer com que nosso crescimento seja sustentável, aliando a atração de novos investimentos à melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o governador Jaques Wagner.
Em termos absolutos, esse foi o melhor desempenho do estado na série histórica do Caged para o período, sendo que, no Nordeste, onde houve um saldo positivo de 39.953 postos (0,69%), segundo maior saldo da série, a Bahia lidera o ranking.
O resultado decorreu principalmente da expansão nos setores agropecuário (+4.890 postos), de serviços (+2.644 postos), da indústria de transformação (+1.764 postos) e da construção civil (+1.586 postos). A Região Metropolitana de Salvador registrou acréscimo de 3.294 empregos formais (+0,39%).
Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, no primeiro semestre deste ano, na Bahia, houve acréscimo de 60.472 postos (+3,82%), o melhor desempenho absoluto da região Nordeste. Dos empregos criados na Bahia em junho, 8.473 postos ou 72% do total pertencem ao interior.

Nenhum comentário:

boa tarde a todos, bom carnaval